Ao longo das próximas semanas vamos explorar as principais ferramentas virtuais e espaços utilizados nesse curso para que você possa experimentá-los e explorá-los sem medo de errar, podendo se ambientar aos poucos com esse modo de aprender em grupo e a distância.
- Professor: Nilza Godoy Gomes - Coordenadora da Sala IN
Esta Sala Ambiente tem como objetivo principal discutir de que maneira a organização do ambiente – espaço físico, o tempo, o acesso a materiais e as interações que ocorrem na escola – podem apoiar os percursos de aprendizagem dos alunos.
- Professor: Juliana Bergmann - Coordenadora da Sala AE
Após uma rica trajetória de reflexões e ações sobre os aspectos teóricos e práticos que envolvem o desafiador trabalho do(a) gestor(a) escolar, é necessário concluir o processo, realizando um bom balanço dos conteúdos já explorados e sistematizando os conhecimentos construídos. Este é o objetivo do Plano de Gestão.
Os conteúdos de formação dessa Sala Ambiente foram pensados de modo a apoiar o(a) gestor(a) escolar na construção de uma importante condição de aprendizagem: uma equipe gestora colaborativa e participativa, responsável por criar condições estruturais e funcionais para o ingresso, permanência e aprendizagem de todos os alunos com qualidade na educação escolar.
Participação é a nossa palavra de ordem. Mais do que o desejo da maioria da população, ela é um direito de todos. Disso não temos dúvidas quando nos comprometemos com o paradigma da escola democrática. Refletir sobre o que significa participar e os modos de promover a efetiva participação na escola é o convite dessa sala ambiente.
- Professor: Vera Lúcia Bazzo - Coordenadora da Sala PC
A Sala Ambiente tem como objetivo principal discutir as ações gestoras que podem assegurar aos alunos a condição da constituição e permanência de uma equipe docente com desempenho didático-metodológico condizente com suas necessidades de aprendizagem.
Esta Sala Ambiente se propõe a olhar de forma mais detalhada para algumas questões relativas à avaliação, a partir de suas diferentes dimensões. Considera-se que é papel da gestão escolar, e também um desafio para a educação pública brasileira, compreender os dados que advêm dos processos avaliativos externos (Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, Prova Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA) e, articulando-os com os dados de avaliação interna à escola, caminhar no aperfeiçoamento da qualidade dos processos educativos.
Neste espaço, reunimos os recursos didáticos do curso, desta forma, fica tudo em um só lugar. Prático e organizado.
Espaço para encontro dos professores do curso.